sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MUSEU DO IMIGRANTE POLONÊS

O Museu do Imigrante do Polonês de Águia Branca surgiu através de um Projeto da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Águia Branca em parceria com a Associação Polonesa de Águia Branca.
Tem por finalidade resgatar, preservar e divulgar elementos da história da imigração polonesa no município. Possuiu um acervo diversificado com fotos, móveis, instrumentos de trabalhos, roupas, documentos diversos e dados históricos de personalidade que fizeram história no município, no Espírito Santo e no território brasileiro. A instalação do museu foi de importante relevância, já que a história da imigração polonesa nesta região estava praticamente extinta.

 


 Os bens culturais que compõem o núcleo inicial do museu foram doados por diversas famílias de imigrantes poloneses. Estes bens representam os hábitos e costumes dos colonizadores do município de Águia Branca. O acervo é composto por indumentária, mobiliário, medalhas, armas, utensílios domésticos, fotografias e documentos escritos (passaportes, cartas das épocas, livros de orações, etc) .

A construção de uma típica “Casa Polonesa”, onde funciona o Centro de Cultura Polonesa de Águia Branca, com recursos internacionais, está contribuindo para o resgate e a preservação da cultura polonesa no Município, que foi colonizado a partir de 1929, pelos poloneses.
A casa abriga o Museu do Imigrante Polonês, que foi um sonho dos alunos do Ensino Médio, do Diretor Luiz Carlos Cuerci Fedeszen e dos Professores Áureo Cuerci Fedeszen e Angela Cuerci Fedeszen, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Águia Branca, a partir de um Projeto criado em 1999, em parceria com a Associação Polonesa de Águia Branca e Prefeitura Municipal.

Ostenta um rico acervo de peças históricas que marcam a presença dos colonizadores que chegaram na região em 1929, fugindo das guerras e das dificuldades na Europa daquele período.

A casa foi erguida e mobiliada pela Associação Polonesa de Águia Branca, ao custo de 70 mil dólares liberados pela ONG Spónolta Polska e inaugurada no dia 18 de Fevereiro de 2006.

O imóvel de 400 metros quadrados virou uma das maiores atrações turísticas da região.
Neste local funciona a Biblioteca Pública Municipal “Pe. Luis Roncador” que está à disposição de todos os estudantes para pesquisas, aulas de língua polonesa para crianças, adolescentes, jovens e adultos resgatando a língua polonesa, ensaios do Grupo Folclórico Polonês, que é formado por crianças e adolescentes, resgate da antiga culinária polonesa  e o Departamento Municipal de Cultura e Turismo.
 

Um comentário: